terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Causos jurídicos e outras histórias engraçadas... Parte I

O direito, como ciência, possue terminologia própria, ou seja usa os seus termos e expressões para nominar os fatos do mundo jurídico. Assim sendo, iremos, por vezes trazer ao deleite dos nossos colegas, algumas história verídicas, por óbvio,  adaptando-se o cenário do imaginário, mas que não retiram a sua essência, e mostram que o linguajar jurídico, por vezes se afasta-se  da  compreensão do pensamento e linguagem populares.
Certa feita, numa longínqua Comarca de um dos muitos interiores do Brasil, uma parte ansiosa por respostas quanto ao andamento do seu processo, dirigiu-se, pessoalmente, ao Cartório. Por sorte, depara-se, com o próprio e único  Juiz de Direito daquela serventia. Arvorando-se de coragem, pergunta o pacato cidadão  ao Magistrado:
- E ai Doutor, o que esta faltando no meu processo?
O Juiz, atencioso, solicitou a escrivã o processo para análise, que estava em cartório e após analisar disse-lhe:
- Senhor, depende da manifestação do Curador, para poder dar seguimento a Ação.
Passados, alguns dias, aquele senhor retorna, com um homem todo vestido de branco, colares peculiares, e os adornos que complementariam e faziam identificar a profissão do mesmo. Então, o senhor virou-se para a escrivã e disse:
- Diga ao doutor, que eu já trouxe o Curador, para despachar o processo, e ele está aqui para defumar o cartório.
Risos gerais, de todos que estavam no recinto, e comunicado ao juiz, o inusitado fato, este atencioso, dirigiu-se ao interessado e esclareceu o que significa, a expressão "curador", no vocábulo jurídico.
P.S: Em algumas regiões, curador, na linguagem popular, é uma expressão utilizada para designar o representante espiritual de uma dada comunidade.
Este é um dos muitos causos jurídicos que ocorrem no cotidiano de nosso exercício.
Em breve, narraremos outras histórias, se você gostou e quer contar outras histórias, o nosso blog está a sua disposição.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAÚCHO É O MAIS EFICIENTE...

Tribunal de Justiça gaúcho é o mais eficiente, segundo a Revista Consultor Jurídico, publicada em 09 de feveiro de 2011, 


Capa Anuário da Justiça Rio Grande do Sul 2010/2011 - ConJur
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é o mais eficiente do país. Cada um dos seus 140 desembargadores tem 4.100 processos para julgar e, por ano, consegue dar conta de 2.200 deles. Para se ter uma ideia, em São Paulo, onde fica o maior tribunal do país, cada um dos 445 integrantes da corte recebe 2.900 recursos e decide 1.200.
O resultado dessa combinação de números no Rio Grande do Sul é uma taxa de congestionamento baixa (24,9%), se comparada à média nacional, que chega a 50,5%, de acordo com levantamento anual feito pelo Conselho Nacional de Justiça.