terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Causos jurídicos e outras histórias engraçadas... Parte I

O direito, como ciência, possue terminologia própria, ou seja usa os seus termos e expressões para nominar os fatos do mundo jurídico. Assim sendo, iremos, por vezes trazer ao deleite dos nossos colegas, algumas história verídicas, por óbvio,  adaptando-se o cenário do imaginário, mas que não retiram a sua essência, e mostram que o linguajar jurídico, por vezes se afasta-se  da  compreensão do pensamento e linguagem populares.
Certa feita, numa longínqua Comarca de um dos muitos interiores do Brasil, uma parte ansiosa por respostas quanto ao andamento do seu processo, dirigiu-se, pessoalmente, ao Cartório. Por sorte, depara-se, com o próprio e único  Juiz de Direito daquela serventia. Arvorando-se de coragem, pergunta o pacato cidadão  ao Magistrado:
- E ai Doutor, o que esta faltando no meu processo?
O Juiz, atencioso, solicitou a escrivã o processo para análise, que estava em cartório e após analisar disse-lhe:
- Senhor, depende da manifestação do Curador, para poder dar seguimento a Ação.
Passados, alguns dias, aquele senhor retorna, com um homem todo vestido de branco, colares peculiares, e os adornos que complementariam e faziam identificar a profissão do mesmo. Então, o senhor virou-se para a escrivã e disse:
- Diga ao doutor, que eu já trouxe o Curador, para despachar o processo, e ele está aqui para defumar o cartório.
Risos gerais, de todos que estavam no recinto, e comunicado ao juiz, o inusitado fato, este atencioso, dirigiu-se ao interessado e esclareceu o que significa, a expressão "curador", no vocábulo jurídico.
P.S: Em algumas regiões, curador, na linguagem popular, é uma expressão utilizada para designar o representante espiritual de uma dada comunidade.
Este é um dos muitos causos jurídicos que ocorrem no cotidiano de nosso exercício.
Em breve, narraremos outras histórias, se você gostou e quer contar outras histórias, o nosso blog está a sua disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante, em caso de dúvidas entre em contato, através do e mail: araujoalmeidaadvogados@gmail.com