quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A droga já virou Epidemia...

"Droga já virou epidemia"


ENTREVISTA JOSÉ NAZAR
ATRIBUNA
VITÓRIA, ES, DOMINGO, 11 DE ABRIL DE 2010
Anna Beatriz Brito
A afirmação é do psiquiatra José Nazar, que atribui o uso de drogas a famílias desestruturadas que geram filhos frágeis.

As drogas já viraram uma epidemia, atingindo cada vez mais crianças, jovens e adultos. Essa é a avaliação do psiquiatra e psicanalista José Nazar. Ele defende que quem usa drogas não o faz porque quer, mas como meio de sobrevivência para enfrentar seus sofrimentos. Além disso, o psiquiatra acredita que a família tem um papel primordial no tratamento de um parente viciado, mas deve procurar lidar com tranquilidade, já que a preocupação excessiva é inimiga de um bom resultado. Fatores como famílias desestruturadas ou que educam os filhos pelo viés da culpa geram filhos frágeis e mais suscetíveis ao uso de drogas. O psiquiatra e psicanalista José Nazar, autor de artigos sobre as drogas e mestre em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (Apes) e da Associação Médica do Espírito Santo (Ames), responde a outras dúvidas relacionadas às drogas.
A TRIBUNA A droga já virou epidemia?
JOSÉ NAZAR – A droga já é uma epidemia e a tendência é se alastrar cada vez mais. E que cresça, inclusive, buscando adeptos cada vez mais novos, já na puberdade e na infância. Pessoas de famílias mais desestruturadas estão mais sujeitas a buscar uma solução através das drogas. > Por que a tendência das drogas é se alastrar? Porque a droga tem umfeito específico e particular. A ciência está produzindo cada vez mais novidades com as drogas sintéticas e isso vai se alastrar cada vez mais. Por outro lado, há em todos nós uma dor de existir, a insuportabilidade de viver os parâmetros da realidade, e a gente busca algumas saídas.  Não se quer a realidade e se refugia. Além disso, há a sofisticação do narcotráfico, com uma inteligência no sentido de vender e tornar os sujeitos dependentes dos seus produtos. Traficantes necessitam do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante, em caso de dúvidas entre em contato, através do e mail: araujoalmeidaadvogados@gmail.com